• Verti Consultoria

15 Motivos Para Beber Mais Água

A água é uma necessidade absoluta para a nossa vida. Podemos sobreviver por mais de uma semana sem comida, mas dificilmente sobreviveríamos por mais de 3 dias sem água. Cerca de 60% do nosso corpo é composto de água, que exerce uma infinidade de funções importantes, como por exemplo a eliminação de toxinas.


Beber água é algo extremamente saudável! Apesar disso, muitas pessoas simplesmente não bebem o suficiente, por razões diversas. De fato, a saúde da maioria das pessoas iria melhorar muito com o simples hábito de beber água pura nas quantidades necessárias. Mas em uma sociedade que acredita em soluções complexas para se ter saúde, poucos se lembram da importância de se hidratar ao longo do dia. Esse simples hábito seria capaz de prevenir uma série de doenças e de aliviar sintomas dos mais diversos!


Segue abaixo uma lista com 15 motivos para convencer você de que sua saúde, bem estar e desempenho irão melhorar se você se hidratar melhor. Experimente e tire suas próprias conclusões, você irá se surpreender!



1. Melhora a eliminação de toxinas

Sucos verdes são ótimos para ajudar na eliminação de toxinas do organismo, mas se depois disso você passa o dia sem beber água os benefícios do seu suco não serão tão duradouros. Afinal, a água é um dos principais veículos para a eliminação de toxinas do organismo.


2. Auxilia na perda de peso

Se você quer eliminar aqueles quilinhos extras experimente tomar mais água entre as refeições! Muitas vezes a sensação de sede é confundida com fome, o que pode fazer você comer mais do que necessita. De qualquer modo, beber mais água pode ajudar você a se sentir mais saciado.


3. Ajuda na queima calórica

Beber mais água pode ajudar você a queimar mais calorias, uma vez que o metabolismo de alguém que não bebe água o suficiente é mais lento. Portanto, beber mais água pode regular o seu metabolismo, melhorando a capacidade do seu corpo de converter alimentos em energia.


4. Previne e combate dores de cabeça

Todos nós podemos sofrer com dores de cabeça ocasionalmente, mas antes de apelar para um analgésico experimente beber um copo de água! Desidratação causa dores de cabeça, e mesmo que sua dor tenha outro motivo, um copo de água irá ajudar a aliviar os sintomas mais rapidamente.


5. Melhora a digestão e o transporte de nutrientes

A água contribui para uma digestão saudável e transporta nutrientes para onde eles são necessários. Beber um pouco de água durante ou após uma refeição ajuda na quebra dos nutrientes para que o corpo possa absorvê-los.


6. Combate e previne a constipação

Beber mais água pode ajudar a aliviar a constipação, um problema comum, caracterizado por movimentos intestinais infrequentes. O aumento da ingestão de líquidos é muitas vezes recomendado como parte do tratamento.


7. Reduz sintomas da ressaca

O álcool é um diurético, por isso faz com que

você fique desidratado. Embora a desidratação não seja a principal causa de ressacas, ela pode causar sintomas como sede, fadiga, dor de cabeça e boca seca, fazendo você se sentir ainda pior. A dica para aliviar esses sintomas é beber água enquanto beber bebidas alcoólicas, e tomar um copo grande de agua antes de ir dormir.


8. Ajuda a manter a pressão arterial

Sem água suficiente, os vasos sanguíneos podem ficar mais estreitos à medida que o corpo tenta reter os seus fluidos. Vasos sanguíneos restritos fazem com que o coração trabalhe mais para fornecer oxigênio a diferentes partes do corpo, o que aumenta a pressão arterial.


9. Reduz dores nas articulações (e outras!)

A água compõe muitos fluidos do nosso corpo, incluindo a lubrificação das nossas articulações. Sendo assim, beber mais água ajuda a reduzir a dor articular e as protege contra o desgaste diário. Beber mais água pode ajudar a eliminar outras dores no corpo, pois a água dá suporte ao sistema linfático responsável por eliminar resíduos dos tecidos corporais.


10. Protege os rins

Beber mais água pode ajudar a reduzir significativamente o risco de problemas renais crônicos; pode até ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins. Uma maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina que passa pelos rins, tornando menos provável que ocorra a cristalização dos minerais e a formação de pedras.


11. Ajuda a maximizar o desempenho físico

Se não nos mantivermos hidratados, nosso desempenho físico diminui, especialmente durante exercícios intensos ou em dias muito quentes. Se você perder tão pouco quanto 2% do conteúdo de água do seu corpo, isso pode alterar o controle da temperatura corporal, reduzir a motivação, aumentar a fadiga, e aumentar

a dificuldade do exercício tanto física como mentalmente. A hidratação ótima evita que isto aconteça, inclusive reduzindo o stress oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade.


12. Melhora a produtividade intelectual

O nosso cérebro é fortemente influenciado pelo estado de hidratação. Todo o nosso sistema nervoso emite sinais elétricos, e estes sinais serão produzidos com maior eficiência se você estiver hidratado. Estudos mostram que mesmo uma desidratação leve (1-3% do peso corporal) pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral, incluindo memória e rapidez de raciocínio.


13. Melhora a saúde da pele

Quando desidratada, a pele pode tornar-se mais vulnerável a distúrbios cutâneos e rugas. Estudos mostram que as pessoas que bebem mais água tendem a ter uma pele mais clara e de aspecto mais jovem, pois a água hidrata a pele e reduz o surgimento de manchas causadas por toxinas, e o resultado é uma pele mais viçosa e saudável.


14. Mantém você mais jovem

Beber água mantem, não só a pele, mas também outros órgãos do corpo jovens por mais tempo. Isso ocorre porque o corpo produz menos radicais livres quando o organismo está devidamente hidratado. O excesso de radicais livres no corpo é um dos fatores que leva ao envelhecimento precoce. Ao beber mais água você vai estar ajudando suas células a protegerem-se.


15. Você se sente mais feliz

Sem dúvida que a desidratação tem efeitos negativos no nosso humor. A falta de água pode fazer você se sentir triste, indisposto e confuso. Portanto, se você se mantiver hidratado, deverá se sentir mais energizado, pois a água estimula o fluxo de nutrientes e hormônios para que seu corpo produza as endorfinas que você precisa para se sentir feliz.


Publicado na Revista dos Vegetarianos Abril/2020

Como você pode ver, os benefícios de se manter hidratado são muitos, e claro, vão muito além desta lista! Outro ponto importante é a qualidade da água, pois se você tem acesso á uma fonte de água de qualidade os benefícios serão ainda maiores.


Água filtrada: uma opção segura e eficaz

Falar sobre a importância de beber água e sobre como driblar as toxinas que podem estar diluídas nela é uma assunto cada vez mais atual, afinal a poluição de mananciais de água potável apenas aumenta. Poluentes como agrotóxicos, metais pesados, cloro, resíduos de

medicamentos, bactérias, e outros contaminantes podem estar presentes na nossa água potável por conta da defasagem no sistema de tratamento de água de diversas localidades brasileiras.


Mesmo você sendo um sortudo, que tem uma fonte natural de água em casa, a sua água deve ser filtrada antes do consumo para evitar microorganismos que podem estar contaminando a sua fonte. Ao passo que, se você bebe água engarrafada existe o risco de contaminação por bisfenol A (BPA) uma substância considerada cancerígena e capaz de causar disfunções hormonais. Pois, a água engarrafada em plástico costuma ter bisfenol A, que migra do plástico para a água, especialmente se as garrafas plásticas forem expostas ao sol ou a outra fonte de calor. Por outro lado, se você optar por ferver sua água, saiba que apenas os microorganismos serão eliminados, poluentes químicos como pesticidas, medicamentos e outras substâncias poluidoras continuarão lá.


Independente do seu suprimento de água, natural ou tratada, a filtragem da água é uma necessidade e uma boa maneira de preservar a sua saúde. Filtros de carvão ativado, principalmente quando combinados com um sistema de osmose reversa costumam ser bastante eficientes na retirada de poluentes (pesticidas, medicamentos, cloro, etc) e microorganismos que possam estar presentes na água. Pesquisas mostram que a filtragem da água tratada reduz o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, câncer retal e câncer de bexiga ao remover o cloro e seus subprodutos - como os trihalometanos (THM) - da água potável.


A quantidade ideal

Não existe uma quantidade de água universalmente estabelecida que deva ser consumida diariamente. As quantidades de água necessárias diariamente variam de pessoa para pessoa, dependendo de suas atividades, idade, clima, genética (o quanto suam), e assim por diante. Você deve encontrar o equilíbrio, o ponto ideal de hidratação do seu corpo de acordo com as circunstâncias de cada dia. Você irá necessitar mais água em dias mais quentes e menos em dias mais frios, por exemplo. Sucos, chás, e água de coco também são bebidas que ajudam nesta tarefa. O importante é manter-se hidratado, e assim esbanjar energia e saúde em qualquer circunstância!


#verticonsultoria #toxicologia #saúde #meioambiente #bemestar #saúdepreventiva #selfcare #saudefisica #hidratacao #bebaagua #águaévida #águaevida #aguaevida #hidratese



16 visualizações

Fale conosco!

Email: consultoria.verti@gmail.com

Tel: +55 (51) 9 9662 1344 (WhatsApp)

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Verti Consultoria

Toxicologia - Saúde - Meio Ambiente