• Verti Consultoria

Livre-se de Insetos Sem Inseticidas

Atualizado: Jul 3

Se você quer evitar o uso de venenos na sua morada por serem tóxicos, ou se você simplesmente tem o coração mole e não gosta de matar qualquer coisa desnecessariamente, saiba que existem alternativas para afastar insetos da sua casa!


Quantas vezes ouvimos falar de acidentes envolvendo crianças e inseticidas por exemplo, ou animais domésticos que ingerem bichos envenenados?! Quantos pássaros, lagartixas e outros seres também morrem por conta de venenos contra pragas domésticas? Pois bem, para evitar por completo tudo isso a solução é passar longe destes venenos, salvo em casos especiais.


Para os que estão acostumados a pulverizar tudo com veneno ao menor sinal de insetos na casa, vejam bem: existem componentes tóxicos na fórmula, que fazem mal a todos na casa, não só aos insetos! Além de envenenarem por acidente outros animais e serem perigosos para crianças, estes venenos também podem contaminar a terra, as águas e as plantas no entorno de onde são utilizados.


As ideias abaixo são maneiras eficazes para prevenir e repelir a presença de cinco pequenas criaturas pouco quistas: baratas, aranhas, formigas, lesmas, e traças. Mas antes das receitas, existem dois passos importantes para manter sua casa livre de insetos:


1) Não os deixe entrar. Feche todas as frestas, furos, brechas, e cantos em que os insetos possam entrar e se alojar. Use silicone, cimento ou rejunte.

2) Não os alimente. Migalhas de comida por todo o canto atraem bichos invasores procurando por comida! Portanto, depois de comer elimine resíduos de comida do local. Lave a louça uma vez ao dia, principalmente no verão, pois o cheiro da louça suja atrai insetos e até ratos! Manter a casa limpa é um ponto importante para evitar invasores.


Agora vamos às receitas!


Você vai precisar de ingredientes que podem já existir em sua casa:

Vinagre branco destilado

Louro (Laurus nobilis) picado ou macerado

Erva de gato (Nepeta cataria)

Óleo de hortelã-pimenta (Mentha piperita)

Canela (Cinnamomum sp.)

Cravo da Índia (Syzygium aromaticum)

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Lavanda (Lavandula sp)

Cal virgem (óxido de cálcio)

Giz para quadro negro


Reportagem publicada na Revista dos Vegetarianos - Junho/2019.

Baratas

As baratas detestam o cheiro de louro. Então espalhe folhas de louro frescas ou secas (bem picadas ou maceradas para terem mais efeito) nos cantos onde podem surgir baratas, como embaixo da pia por exemplo. Se você preferir você pode fazer sachets com folhas de louro maceradas e colocá-los em cantinhos. Esse preparado deixa um perfume agradável nos armários, e quando o odor das folhas acabar é hora de trocar por novas folhas de louro.

Erva de gato, é outra erva que as baratas não suportam. Use a erva desidratada da mesma maneira que usaria folhas de louro. Um estudo feito na Universidade do estado do Iowa mostra que a erva de gato é 10 vezes mais eficaz do que dietyltoluamida (ou DEET) para repelir

insetos.

Aranhas

Óleo de hortelã-pimenta é um excelente repelente de aranhas, então encha um frasco pulverizador com água e adicione de 10 a 15 gotas do óleo, ou até que fique com bastante cheiro de hortelã. Pulverize essa mistura em frestas, em aberturas (portas e janelas), e onde as aranhas entram ou se alojam. Você também pode colocar gotas de óleo de hortelã-pimenta em bolas de algodão e colocar em áreas onde você quer repelir aranhas.


Vinagre branco destilado, é um ingrediente com dupla função: repele tanto aranhas quanto formigas. Você pode usar três partes de vinagre para uma parte de água em um frasco pulverizador. Pulverize nas partes superiores do ambiente, como encima de armários, molduras de janelas e portas, etc. Deixe descansar por 30 minutos e seque o excesso com um pano seco.


Se você não gosta do cheiro do vinagre não se preocupe, pois este irá sumir em algumas horas. Reaplique a solução de vinagre quando necessário, mas saiba que este ingrediente simples deve manter as aranhas e formigas bem longe por muito tempo. Com o uso você aprenderá com que frequência você precisa reaplicar.


Formigas e Lesmas

A canela repele formigas com muita eficiência, por interromper a trilha de feromônio que elas usam para localização e comunicação. Se você a polvilha em áreas onde você quer repelir formigas, saiba que elas não atravessarão sobre a canela e nem mesmo irão em áreas cercadas por ela. Se você tem formigas, em casa experimente! Caso não funcione, este é um bom sinal de que a canela está vencida.


O giz, aquele mesmo usado para escrever em quadros negros, contém carbonato de cálcio que repele lesmas e formigas. Você pode usar o giz para desenhar uma linha em torno de qualquer lugar que você não quer que elas cruzem.


Vinagre branco destilado repele formigas e aranhas. Utilize as mesmas proporções de água e vinagre indicado para aranhas. Pulverize encima e atrás de armários, molduras de janelas e portas, etc. Reaplique quando necessário. Não se preocupe com o cheiro de vinagre, pois irá sumir em poucas horas.


Traças

O cravo, a canela, o alecrim e a lavanda repelem muito bem as traças, portanto use saches ou recipientes com essas ervas em armários e gavetas onde as traças podem vir a atacar. Os óleos essenciais destas plantas também podem ser misturados com álcool em um borrifador e borrifados no guarda-roupas com efeito semelhante. O guarda roupa vai ficar com um cheiro maravilhoso, e você não vai precisar usar naftalina, que além de deixar um cheiro horrível nas roupas, é tóxica!


O contato constante com naftalina pode reduzir a produção de glóbulos sanguíneos (causando anemia hemolítica e palidez), e pode causar também fadiga, falta de apetite, inquietação, cataratas, diarreia, e câncer.


Antes de pensar que soluções menos drásticas não funcionam, experimente!! Na verdade, algumas das dicas acima são mais eficazes do que venenos comerciais, e muito mais simples, seguros e econômicos. Quebre a dependência de fórmulas comerciais, e trate o seu lar como ele merece: com amor e sem venenos desnecessários!


Gostou do artigo? Deixe seu comentário!


#verticonsultoria #toxicologia #saúde #saude #meioambiente #evitetoxinas #livredetoxinas #semtoxinas #toxinas #toxinasambientais #bemestar #saúdepreventiva #saudepreventiva #qualidadedevida #vidasaudável #vidasaudavel #estilodevida #natural #sustentabilidade #chegadeveneno #ecológico #inseticidaecologico #inseticidanatural #livresedearanhas #livresedeinsetos

0 visualização

Fale conosco!

Email: consultoria.verti@gmail.com

Tel: +55 (51) 9 9662 1344 (WhatsApp)

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Verti Consultoria

Toxicologia - Saúde - Meio Ambiente