• Verti Consultoria

Naftalina: o mau uso por trás de danos à saúde

Atualizado: 5 de Ago de 2019

Aquele cheiro de naftalina, desagradável para muitos, é algo comum quando as pessoas resgatam roupas que estavam guardadas. A naftalina é usada principalmente para manter as traças, assim como outras pestes, longe de roupas e livros. Estas bolinhas brancas parecem algo tão inofensivo, já que tantas pessoas usam livremente. Mas para a surpresa de muitos, aí está o engano! A naftalina nada mais é do que um pesticida, e em quase 100% dos casos, é usada de maneira errada, podendo estar por trás de problemas de saúde muito sérios.


As bolinhas de naftalina para uso doméstico foram banidas dentro da União Europeia em 2008 e na Nova Zelândia em 2014. Essas bolinhas brancas contêm toxinas associadas a certos tipos de câncer, e problemas pulmonares, renais e hepáticos. O uso frequente de naftalina é também relacionado ao surgimento de cataratas e anemia hemolítica. O que adiciona ao problema é que estas bolinhas são usadas de maneira errada e acabam causando acidentes, como por exemplo, quem nunca ouviu falar em uma criança ou animal doméstico que ingeriu bolinhas de naftalina?! Intoxicações por naftalina ilustram o perigo de tê-la ao alcance de crianças e animais domésticos, pois as bolinhas de naftalina contém um ou mais pesticidas e sua toxicidade não é tratada com a merecida seriedade!


Como ocorre o contato com a naftalina?

A principal via de contato com a naftalina é quando respira-se o gás naftaleno que é emitido das bolinhas de naftalina. A segunda via de contato mais comum é através da pele, quando usa-se algo impregnado com naftalina ou quando a naftalina é manuseada. O contato pode também ocorrer se acidentalmente alguém comer ou beber algo que entrou em contato com naftalina. Roupas que foram armazenadas em naftalina devem ser lavadas antes de serem usadas, pois os resíduos presentes nestes itens pode causar problemas de saúde em crianças (principalmente lactentes).


Quais são os sintomas e os danos da exposição à naftalina?

A ingestão, inalação ou o contato direto da pele com a naftalina causa danos às células corporais, principalmente se for frequente. Os principais sintomas são dores de cabeça, fadiga, febre, náuseas, tonturas, vômitos, e desmaios. Pessoas em contato frequente com a naftalina podem desenvolver anemia hemolítica, ou seja, os glóbulos vermelhos são danificado e não transportam mais o oxigênio como deveriam. Um fator de risco para anemia hemolítica é uma deficiência enzimática hereditária da glucose-6-fosfato desidrogenase. As pessoas com essa deficiência estão em maior risco de desenvolver anemia hemolítica do que pessoas com níveis normais desta enzima.


O contato com naftalina também pode causar danos aos rins, e provoca reações mais extremas no fígado e bexiga, causando icterícia, vertigens e, eventualmente, levando ao coma. A fumaça do cigarro contém naftaleno, que pode levar ao surgimento de câncer.

Crianças e animais de estimação estão em risco de comer naftalina, porque confundem com alimento. Crianças pequenas podem desenvolver diarreia, febre, dor abdominal, e micção dolorosa com urina descolorada depois de comerem naftalina. Cães que comeram naftalina apresentaram letargia, vômitos, diarreia, falta de apetite e tremores.


O naftaleno contribui para o desenvolvimento de câncer?

Estudos em animais sugerem que o naftaleno pode causar câncer. A Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que o naftaleno é possivelmente carcinogênico para os seres humanos. A EPA dos EUA classificou o naftaleno como um possível carcinógeno humano.


Crianças são mais sensíveis ao naftaleno do que adultos?

Crianças são especialmente sensíveis a pesticidas como a naftalina em comparação aos adultos. Registros hospitalares revelam que mulheres grávidas que ingeriram naftalina ou inalaram os vapores desta, deram à luz a bebês com anemia hemolítica.


Como usar adequadamente naftalina?

A naftalina dever ser usada apenas em locais ou recipientes vedados, onde não permanecem pessoas ou animais domésticos. No caso do uso em livros ou roupas, a naftalina usada somente em embalagens herméticas, assim os vapores liberados pelas bolas de naftalina irão prejudicar apenas as traças!


Outro erro comum é usar naftalina em jardins ou outros locais ao ar livre para controlar insetos, cobras ou outros animais selvagens. Isso pode ser prejudicial à saúde, principalmente de crianças e animais de estimação. Vale lembrar que, a naftalina se usada ao ar livre pode contaminar também o solo, as plantas e a água, além de prejudicar a vida selvagem, com aves, répteis, e insetos inofensivos.


Existem situações que tornam a naftalina ainda mais tóxica, como a umidade por exemplo. A umidade permite que a naftalina penetre mais em roupas e objetos em contato com ela, e também aumenta sua sublimação, ou seja seus vapores no ar. Os têxteis, os armários, as prateleiras ou gavetas de madeira igualmente têm a capacidade de absorver os produtos químicos prejudiciais presentes nas bolas de naftalina.


Em resumo:


1) Use naftalina só em último caso, e sempre em locais fechados e onde não circulam pessoas ou animais, ou use-a dentro de recipientes vedados.

2) Objetos em contato com a naftalina devem ser lavados antes do uso. No caso de livros e outros objetos recomenda-se passar um pano úmido e deixa-los ao sol antes de usá-los.

3) Para evitar que traças ataquem suas roupas e livros experimente colocar cravo e canela (ou usar seus óleos essenciais) pelos cantos dos armários ou prateleiras. Aprenda mais sobre repelentes de insetos ecológicos aqui.

4) Manuseie e mantenha a naftalina sempre longe do alcance de crianças e animais domésticos, para evitar acidentes.

5) Em caso de ingestão acidental procure ajuda médica.

6) A naftalina pode ser ainda mais tóxica para seres humanos e animais domésticos se for utilizada em ambientes úmidos.


Você já ouviu falar de algum acidente envolvendo naftalina? Então conte pra gente!


Leia mais:

- Gervais, J; Luukinen, B; Buhl, K; Stone, D. 2010. Naphthalene General Fact Sheet; National Pesticide Information Center, Oregon State University Extension Services.

- http://npic.orst.edu/factsheets/naphgen.html.

- http://www.stuff.co.nz/national/health/10118341/Mothballs-banned-over-poison-fears

- https://www.linkedin.com/pulse/20141029150841-84607858-mothballs-do-not-belong-anywhere-period

- https://health.uconn.edu/poison-control/wp-content/uploads/sites/76/2016/12/tipsheet_mothballs.pdf

- https://naftalenotoxicologia.wixsite.com/naftaleno


#verticonsultoria #toxicologia #saude #saudesemtoxinas #meioambiente #evitetoxinas #livredetoxinas #toxinasambientais #bemestar #saudepreventiva #qualidadedevida #vidasaudavel #detoxseuguardaroupa #repelentenatural #sustentabilidade #livredeveneno #repelenteecologico #repelirtracas #naftalina #naftaleno #evitecancer

0 visualização

Fale conosco!

Email: consultoria.verti@gmail.com

Tel: +55 (51) 9 9662 1344 (WhatsApp)

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Verti Consultoria

Toxicologia - Saúde - Meio Ambiente