• Verti Consultoria

Paracetamol é Tóxico em Algumas Situações

Atualizado: Set 10

Paracetamol é o analgésico e antitérmico mais consumido no mundo atualmente, mas nem todos sabem que este medicamento pode provocar sérios danos ao fígado se a dose segura não for respeitada, ou se for combinado com outras substâncias como o álcool.

Em 2003, o paracetamol foi a principal causa de insuficiência hepática nos EUA, sua overdose sendo utilizada inclusive em tentativas de suicídio. De fato, a dose segura depende de pessoa para pessoa. Em média, a dose máxima recomendada é de 4 g por dia, ou seja, 8 comprimidos de 500 mg, desde que não seja combinada com álcool ou outros medicamentos. Pessoas com problemas hepáticos devem evitar o uso de paracetamol em qualquer ocasião.


Hoje já existem restrições quanto ao uso do paracetamol em outros países. No Reino Unido e USA a dosagem de cada drágea foi reduzida, na Suécia adolescentes são instruídos sobre a dosagem e não são permitidos a comprar mais de uma caixa de paracetamol por vez. Esta e outras medidas vem reduzindo o número de casos de morte devido à

overdose de paracetamol, que em países

como a Austrália foi cerca de 150 por

semana.


Paracetamol e Ressaca Não Combinam


Os desavisados tomam comprimidos com paracetamol para acabar com aquela dor de cabeça quando estão de ressaca, mal sabem que isso pode levar à lesões hepáticas. Tomar paracetamol quando o corpo está metabolizando alcoól, provavelmente fará a pessoa sentir-se muito pior. Dependendo da dose a pessoa pode acabar hospitalizada! Já que o álcool aumenta a permanência do paracetamol no fígado, o que pode levar à danos nas células hepáticas.


Antes de tomar qualquer medicamento contendo paracetamol lembre-se do seguinte:


1) Evite tomar medicamentos, pois efeitos colaterais sempre existem! Mas quando medicamentos forem realmente necessários (de acordo com seu médico!) respeite a dose.


2) Se beber não tome paracetamol! Os efeitos desta combinação podem ser bastante prejudiciais ao fígado.


3) Dengue e paracetamol não combinam! Se você suspeita que tenha contraído dengue não use paracetamol ou aspirina, pois estes medicamentos podem piorar a sua saúde.


4) Alternativa ao Paracetamol: ibuprofeno (Advil para adultos e Alivium para crianças) é também é utilizado para dor e febre. Por ser um relaxante muscular, é também muito eficiente em casos de cólicas menstruais, sem sobrecarregar o fígado.


5) Paracetamol em doses erradas pode levar crianças à falência hepática! A overdose de paracetamol é a causa número um de falência hepática em crianças. Por serem pequenos a dose pode ser facilmente mal calculada. Muitas vezes as crianças expelem uma parte do medicamento, que é dado novamente em dose integral. A criança pode também receber dois medicamentos contendo paracetamol por engano, um contra febre e outro para calmar a tosse, por exemplo. Falhas como estas podem levar à uma overdose, e podem ser bastante prejudiciais, principalmente para crianças mais sensíveis ao paracetamol.


6) Alguns exemplos de medicamentos que contém paracetamol: Multigrip, Tylenol, Naldecon, Dôrico, Nasaliv, Dorilax, Stilgrip, Tandrilax, Tylaflex e muitos outros. Leia sempre a composição do medicamento antes de usá-lo.


Lembre-se: o paracetamol é considerado seguro, desde que seja respeitada a dosagem, se interações medicamentosas forem descartadas, e desde que não seja utilizado com bebidas alcoólicas.


E você!? Já passou mal por causa do mau uso do paracetamol?! Deixe seu comentário!


Leia mais:

- https://saude.abril.com.br/bem-estar/as-perigosas-interacoes-do-alcool-com-varios-tipos-de-remedio/

- https://www.bmj.com/content/346/bmj.f403


Precisa de ajuda? Oferecemos consultoria online sobre estilo de vida livre de toxinas. Entre em contato para obter mais informações.


#verticonsultoria #toxicologia #saúde #saude #evitetoxinas #livredetoxinas #semtoxinas #toxinas #toxinasambientais #bemestar #saúdepreventiva #saudepreventiva #qualidadedevida #vidasaudável #vidasaudavel #estilodevida #vida #detox #paracetamol #intoxicaçãohepática #paracetamolealcoól #paracetamolinteraçõesmedicamentosas #lesõeshepáticas

Fale conosco!

Email: consultoria.verti@gmail.com

Tel: +55 (51) 996621344 (WhatsApp)

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Verti Consultoria

Toxicologia - Saúde - Meio Ambiente