• Verti Consultoria

Evite Produtos de Limpeza Tóxicos

Atualizado: Abr 21


Manter a higiene do seu lar é uma tarefa importante e necessária. O problema é que existem certos ingredientes em produtos de limpeza que são prejudiciais à saúde, mesmo depois que a limpeza está feita. Isso pode parecer contra intuitivo, afinal esses são produtos destinados a nos ajudar a cuidar da saúde através da manutenção da higiene. Mas graças à regulamentações falhas, muitos fabricantes usam produtos químicos nocivos em fórmulas complexas e protegidas como segredos comerciais. Isso, somado à testes de segurança inadequados, faz com que muitos destes produtos representem um risco real à saúde das pessoas.


Reportagem publicada na Revista dos Vegetarianos Janeiro/2020

Produtos de limpeza podem conter químicos tóxicos como a morfolina e o 2-butoxietanol, que prejudicam o funcionamento de diversos órgãos, incluindo o cérebro; etilenoglicol e dicloroisocianurato que são tóxicos para o sistema reprodutivo e prejudicam o desenvolvimento normal de bebês em fase gestacional; ftalatos e paradiclorobenzeno que são disruptores hormonais; xileno e cloreto de metileno que são neurotoxinas; e formaldeído, naftaleno e 1,4 dioxano que são agentes cancerígenos.


Quando você usa produtos de limpeza convencionais, algumas dessas toxinas se espalham por toda a sua casa. Algumas poluem o ar dos ambientes com gotas microscópicas que podem permanecer suspensas no ar por horas ou mesmo dias. Muitos produtos de limpeza deixam resíduos nas superfícies "limpas", que acabam contaminando os moradores da casa de uma forma ou de outra. Esses contaminantes prejudicam a saúde de todos, especialmente crianças que são mais sensíveis, colocam objetos na boca e brincam no chão.


O meio ambiente

Produtos de limpeza convencionais são responsáveis por uma grande parte da poluição ambiental proveniente de efluentes domésticos, e são os mais difíceis de tratar. Precisamos sempre lembrar que depois que utilizamos os produtos de limpeza eles terminam escoando pelos canos das nossas casas, e podem vir a contaminar rios, córregos, lençóis freáticos e, em certos casos, até retornar às nossas torneiras junto com a água tratada. Alguns produtos também prejudicam a sobrevivência de seres aquáticos e terrestres, contaminam a terra e permanecem no ambiente por muito tempo.


Muitos produtos de limpeza deixam resíduos nas superfícies "limpas", que acabam contaminando os moradores da casa de uma forma ou de outra.

Opte por uma limpeza “verde”

Saiba que muitos dos produtos de limpeza, além de prejudicarem a saúde humana e ambiental, são dispensáveis na limpeza doméstica sem que exista o risco de desenvolvimento de microorganismos prejudiciais. Evitar produtos de limpeza convencionais com ingredientes duvidosos é uma tarefa fácil, pois existem muitas opções que não irão transformar sua casa em um experimento em que as cobaias são sua própria família. Veja à seguir algumas dicas!


1) Água e sabão neutro. Na verdade, o sabão puro e simples é bastante eficiente para a limpeza básica do dia a dia, e não possui ingredientes nocivos. Em áreas que exigem uma desinfecção mais profunda experimente a receita de desinfetante desta reportagem (iten 6).


2) Prefira produtos biodegradáveis, de empresas “verdes”. Produtos que não prejudicam o meio ambiente, costumam conter menos ingredientes prejudiciais à saúde. Por isso, produtos fabricados à partir de ingredientes biodegradáveis e derivados de plantas costumam ser muito mais seguros do que os fabricados à partir de produtos petroquímicos, por exemplo.


3) Evite produtos com fragrâncias artificiais. Uma fragrância sintética pode conter centenas de produtos químicos diferentes, e suas fórmulas muitas vezes são mantidas como segredos comerciais. Sendo assim o consumidor não sabe ao certo ao que está se expondo.


4) Limpeza em excesso não é saudável. Ao contrário do que muitos pensam, um ambiente “hiper sanitizado” não é saudável, acredite. Evidências científicas indicam que o sistema imune de pessoas que vivem ou trabalham em ambientes que não são extremamente desinfetados é mais saudável e mais apto a combater infecções. Então o melhor mesmo é deixar aquela limpeza profunda para uma vez por ano.


5) Faça como os povos escandinavos e orientais: tire os calcados ao entrar em casa! Este hábito diminui muito a frequência da limpeza doméstica, e protege os moradores da casa (inclusive pets!) de infecções vindas da rua, então experimente!


6) Faça os seus próprios produtos de limpeza (é fácil!). Com ingredientes simples você pode criar sua própria versão de produtos de limpeza que são tão eficazes quanto as fórmulas comerciais, com a vantagem de você saber exatamente sua composição, além disso seu bolso vai lhe agradecer. Produtos caseiros, criados à partir de ingredientes simples, encontrados em cada despensa, como bicarbonato de sódio, álcool, sal, vinagre, suco de limão, sabão vegetal, e óleos essenciais (opcional) são mais saudáveis para você, sua família e também para o meio ambiente. Com garrafas de spray, um copo medidor e colheres, um minuto ou dois, você pode facilmente criar seus próprios produtos, seguros e saudáveis. Veja à seguir uma receita simples de desinfetante, que é eficiente e não deixa resíduos tóxicos!


Em uma garrafa spray adicione:

700 ml de álcool de limpeza

300 ml de água filtrada

10 - 15 gotas de óleo essencial de lavanda, limão, eucalipto ou cravo (opcional)

Misture tudo e pronto! Agite antes de usar.


A simplificação dos nossos hábitos é muitas vezes a solução que necessitamos. Com a limpeza diária isso não é diferente. Existem muitos produtos de limpeza totalmente desnecessários e prejudiciais, e você, ao livrar-se deles apenas ganha em saúde e bem estar!


Gostou da reportagem?! Para mais dicas de saúde, e para saber mais sobre fontes de toxinas no nosso cotidiano e como reduzir o contato com elas, siga-nos nas redes sociais e visite o nosso website!


Leia mais: https://www.ewg.org/guides/cleaners/content/cleaners_and_health


#verticonsultoria #toxicologia #saude #meioambiente #evitetoxinas #livredetoxinas #semtoxinas #toxinas #bemestar #saúdepreventiva #saudepreventiva #qualidadedevida #vidasaudável #vidasaudavel #vida #natural #sustentabilidade #limpeza #produtosdelimpeza #tóxico #limpezaverde #limpezasemtoxinas #limpezaprofunda #limpezapesada #limpezadacasa #limpezaconsciente #limpezas

23 visualizações

Fale conosco!

Email: consultoria.verti@gmail.com

Tel: +55 (51) 9 9662 1344 (WhatsApp)

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone LinkedIn

© 2020 por Verti Consultoria

Toxicologia - Saúde - Meio Ambiente